ALGARAVIAS de Waly Salomão

ALGARAVIAS de Waly Salomão
ALGARAVIAS de Waly Salomão

terça-feira, 22 de março de 2011

O tempo que se perde e o tempo que se ganha


Perco tempo eu, escrevendo essas linhas? Ganho tempo eu se alguém as ler? Do que adianta, se só de pensar nisto, já estou ganhando ou perdendo tempo?

Gosto de pensar na vida assim, sem essa história de tempo. Se pensarmos muito em tempo, começaremos a medir tudo em nossa vida. De tanto medir, não sobrará "tempo" para nada. Mas a verdade, é que precisamos. Não devemos amaldiçoar o inventor do primeiro relógio, de sol, esculpido na pedra. Devemos sim amaldiçoar aquele que inventou o relógio de pulso, que vira algema, no pulso de quem usa. É preciso saber conviver com ele, fazer dele seu amigo, andar ao seu lado. Nunca atrás, nunca na frente, sempre junto.

Junto com o tempo a idade. Invariável, implacável, devastadora. Os aniversários se sucedem. As alegrias da primeira infância, os modismos da adolescência, a reflexão da meia idade, o pânico na terceira, até a amnésia. Quantos anos tenho mesmo?

Dizem os mais velhos que há tempo para tudo na vida e que o certo é descobrir o momento exato de agir. Mas, falemos a verdade: e quem é que sabe? Ninguém ora... Só "perdendo" tempo é que se ganha experiência e se ganha "maturidade".

O problema de estar maduro e permanecer-se maduro, pois, se não, apodrecemos. E porque não dizer, nos esquecemos.

Do que eu estava falando mesmo? Que horas são?

(B.A.S.)

2 comentários:

  1. Por um momento pensei em `tampar` o meu relógio de pulso na parede.. Mas ainda tenho fé de que o tempo fale comigo..que me mostre o fluxo das suas correntes, para que eu possa entrar e sair dele sem ter que nadar contra a corrente. E nada de correntes. Quer mais é entrar no tempo de Paz, e dele não sair mais. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom ter amigos que brincam com a prosa, falam ao seu ouvido, e as tornam poéticas.

    seus comentários são sempre mais que bem-vindos...

    abraços meu amigo

    ResponderExcluir