ALGARAVIAS de Waly Salomão

ALGARAVIAS de Waly Salomão
ALGARAVIAS de Waly Salomão

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


Decidi, com um dia de atraso, escrever algo sobre o dia internacional da mulher. Dia 8 de março.
Pensei em ilustrar a crônica com alguma foto (de mulher, óbvio). Fui ao google e digitei a palavra "mulher" então, esperando alguma coisa etérea, fotinhas mimosas, imagens de mães, seres angelicais e coisas do gênero.
Não foi isso que eu encontrei nos primeiros resultados.
O que encontrei foi a Mulher-Samambaia, a Mulher-Melancia, capas da revista Playboy, poses sensuais de modelos desconhecidas. Será que para a sociedade de hoje, a mulher em seus valores mais essenciais acabou? E a Mulher-Mãe, e a Mulher-Universitária, a Mulher-Empresária, a Mulher-Presidente, as rainhas, cadê?
Sinceramente, fiquei chocado. Não, não estou sendo puritano, mas é triste constatar que no maior site de busca do mundo (não é culpa deles, mas sim de quem veicula informação na rede mundial de computadores), quando se digita "mulher" é justamente velhos preconceitos de uma sociedade machista e patriarcal são os que se fazem mais que presentes, atuantes.
Em meio a tantas poses sensuais de gosto duvidoso, encontrei esta foto acima. Decidi postá-la por um motivo muito simples: nada é mais forte e implacável que o tempo. Não existe cosmético nem cirurgia plástica que faça o milagre de pará-lo. Talvez, apenas disfarçá-lo, e muito mal. Mulheres, para quê a escravidão da beleza imposta pelo modismo?
Essa minha pesquisa mal-fadada no google revela exatamente isso: o que a sociedade de hoje espera das mulheres. Um cabelo de determinada maneira, um corpo que quando não doentio de tão magro é protuberante a ponto de nos remeter a um defeito físico.
Mulher, teu poder é imenso. O mundo é de vocês. Não deixem que uma minoria criada a base de dietas, escovas milagrosas, tratamentos estéticos e cirúrgicos quase semanais, academia compulsiva, celebridades instantâneas, ex-bbbs, lhes digam o que fazer, vestir, comer. Não deixem que elas lhes ensinem a viver.
Mulher, teu poder é imenso. Nem um superhomem pode com ele. Nem todos os homens podem com uma mulher determinada a algo. O carater subjetivo da mulher faz dela alguém não apenas imprevisível, mas alguém que conjuga coração e cérebro para tomar suas decisões. Que ser humano do sexo masculino não iria querer ser assim? Elas podem, nascem com isso.
Ok. Tudo bem. Feliz Dia Internacional da Mulher. Espero que no futuro, não precisemos mais de datas como essa. Num futuro onde entendamos que já que somos iguais entre os gêneros, ou fazemos o dia dos homens. Ou acabamos com o dia das mulheres.
Homens. Aprendamos a homenagear as mulheres todos os dias para nunca mais precisarmos de um 8 de março, para reconhecer o valor de quem merece.
(B.A.S. - 09/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário