ALGARAVIAS de Waly Salomão

ALGARAVIAS de Waly Salomão
ALGARAVIAS de Waly Salomão

quarta-feira, 16 de março de 2011

O pouco de Deus que há em cada um


Certa vez um dos meus alunos me chama até sua carteira e diz o seguinte: "Professor, o * disse que não acredita em Deus. É muito burro ele né?". Calmamente, olho para o aluno que ele indicou e vejo no rosto dele um rostinho bem cético. Algo como um "E aí professor, me prova que ele existe".



Nessa turma a média de idade é entre 12 e 14 anos. Idade boa. Idade de contestação. Idade da consolidação da personalidade. Escola católica, valores a serem passados, ética cristã... Precisava pensar numa resposta que eu nunca precisei dar.



Olhei para ele e disse: "Meu amigo, se você pensar que Deus é um ancião, de cabelos brancos compridos, grande barba grisalha, túnica branca até os pés, semblante fechado, sentado em seu trono de ouro e de cajado na mão, decidindo o nosso destino e pronto para julgar o menor dos nossos erros, realmente fica difícil acreditar em Deus. Desse jeito, só crianças ou pessoas com pouquíssima instrução. Não é o seu caso.



"Pra início de conversa, Deus está acima de nossa compreensão. Tentar materializar a figura de Deus é uma necessidade humana. Uns o chamam de suprema consciência, suprema inteligência, energia, vibração, espírito superior, mestre ascencionado. Deus é tudo e nada disso.



Deus se revela entre nós numa atitude positiva que temos em relação ao próximo. Deus aparece entre nós quando anulamos nossas vontades diante das necessidades dos outros. Deus não mora no céu, Deus é o próprio céu. É a natureza inteira.



Deus se revela na nossa doença e na nossa alegria (mesmo que esqueçamos dele quando estamos felizes).



Deus é infinita misericórdia. Não tem tempo nem porque para nos julgar. Deus existe antes de alguém pensar em contar o tempo. Nada de tronos, cajados, coroas e reinos. Deus não é medieval".



Dito isso, meu aluno agradece e se diz convencido. "Deus existe agora pra mim". Não pude deixar de corrigí-lo. "Na verdade, ele sempre existiu, mesmo quando você não acreditava. Só que hoje Ele me pediu para te lembrar".



Não precisamos de mais texto sobre Deus, precisamos sim nos espiritualizar mais.

2 comentários:

  1. Bem bonito, meu amigo. ...Está em tudo e está em todos.. Faz lembrar de uma frase que lí ha algum tempo: " As portas do céu se abrem para nós na medida em que as portas entre o nosso coração e a do nosso próximo se abrem."

    Quem sabe um dia tomamos um café e conversamos mais..

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Deus pode estar, inclusive num comentário como esse. Café para ontem. Deus também pode estar no café, e em quem o oferece.

    Abraços

    ResponderExcluir