ALGARAVIAS de Waly Salomão

ALGARAVIAS de Waly Salomão
ALGARAVIAS de Waly Salomão

quinta-feira, 26 de junho de 2014

VAI TER COPA


Vai ter copa

Sei que muitos brasileiros não concordam com a maneira como a Copa do Mundo foi produzida aqui no Brasil. Eu sou um deles. Gastou-se muito dinheiro (bem além do previsto), obras dos aeroportos inacabadas, pessoas desalojadas sobre o argumento de “urbanização e dinamização do espaço urbano”, protestos por todo o território nacional.

É nosso direito, como cidadãos, protestar sobre tudo aquilo que vemos de errado e não concordamos, porém, protestar agora achando que a copa não vai acontecer, não irá dar certo. Vai ter copa.

Precisamos “arrumar nossa casa”, fiscalizar melhor nossos políticos e suas ações. Os turistas e as seleções que estamos recebendo neste momento para o evento, merecem ser bem tratados e não têm culpa sobre os nossos problemas internos. Vai ter copa.

Será que realmente adianta fazer protesto perto dos estádios em dia de jogo? Não teria sido melhor ter protestado no dia da votação para a escolha da cidade-sede há alguns anos atrás? Não me lembro de nenhum protesto do tipo na época.

Já conhecíamos, de longa data, os políticos que estavam e ainda estão no poder e são os responsáveis por essa farra com o dinheiro público para realização deste evento. Confiamos que daria certo, queríamos que desse certo. 64 anos depois de ter sediado pela última vez aqui a Copa, pensamos ser capazes de fazer uma bela festa. E somos. Só não pensávamos que a cara de pau e coragem dos políticos corruptos fosse maior que nossa vontade de festejar.

Reparou como o povo não está muito empolgado?

Recordo-me perfeitamente das Copas de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. Todas essas últimas cinco copas foram fora do Brasil e me lembro perfeitamente da nossa empolgação, dos moleques pedindo dinheiro para os carros que passavam para decorar suas ruas, dos moradores cedendo seus muros para os desenhos de mascotes e frases de incentivo, as caricaturas dos jogadores. Agora, na de 2014, tenho visto tão pouco movimento, tão pouca decoração, que parece que a Copa será realizada nos confins da China e não passará na televisão.

É nossa obrigação e questão de educação, fazer o melhor trabalho possível. Vai ter copa. E que venham os adversários! Vai Brasil!

 

(Bruno A. da S. Seabra. Crônica. junho de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário